Turismo Regenerativo

Iniciativas de Turismo Regenerativo apoiadas pela Embratur

Onçafari

O Onçafari teve início em 2011, quando o fundador e idealizador do Onçafari, o ex-piloto de Fórmula 1, Mario Haberfeld, começou os trabalhos na Caiman.

A missão desta organização é conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Alguns números que marcam a história do Onçafari:



O propósito do Onçafari é proteger a natureza, os animais e vivermos em harmonia.

O que significa, afinal, adotar uma onça? 

A adoção é um ato simbólico e contribui para que o Onçafari possa continuar executando suas atividades. As onças disponíveis para adoção residem nas regiões onde eles atuam, neste caso na Caiman (MS). Eles escolhem onças que conseguem avistar com certa frequência, seja em armadilhas fotográficas (que capturam imagens quando seus sensores percebem uma movimentação), ou em avistamentos durante o período que a sua equipe está no campo, ou fazendo Safaris, ou fazendo busca das onças que utilizam rádio colares, ou enquanto estão percorrendo a propriedade para efetuar os trabalhos Científicos.
Lembrando que essas Onças são animais que vivem em vida livre e eles não interferem em nada o seu modo de vida.

Ao adotar uma onça, nós estamos contribuindo diretamente para a manutenção desta espécie em seu habitat natural.

Apoie o projeto abaixo:

Biofábrica de Corais

A Biofábrica de Corais é uma startup brasileira que desenvolve uma série de atividades que envolvem a educação ambiental e a utilização de ferramentas biotecnológicas para gerar processos e serviços que favoreçam a restauração dos recifes, através do cultivo de corais. A Startup atua com o foco em gerar bens, produtos, processos e serviços que contribuam para a reconstituição recifal. Neste processo, as pessoas integradas ao ambiente recifal são elementos fundamentais para o sucesso das ações de restauração.


As perspectivas da Biofábrica de Corais são complementares às ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos e passam pela promoção dos objetivos da ONU 2030 para atender as perspectivas da Década dos Oceanos e da Década da Restauração dos Ecossistemas. Seu processo de restauração de corais começou a ser desenvolvido em 2016. Desde então, obtiveram resultados positivos para os cultivos de Millepora alcicornis e Mussismilia harttii. O cultivo dessas espécies de coral é feito exclusivamente a partir de animais coletados do solo marinho que podem ter sido quebrados por remos, redes ou outros estresses.


Em parceria com a Biofábrica, a Embratur busca fortalecer seu posicionamento de um turismo regenerativo que auxilia na restauração de recifes de corais na costa brasileira (Porto de Galinhas/ PE). Os corais são abrigo para diversas espécies, fornecem matéria prima no setor farmacêutico, formam uma barreira natural para proteger as costas contra tempestades e furacões, e absorvem o CO2 atmosférico transformando-o em oxigênio.

O que significa, afinal, adotar um coral? 

Ao adotar um coral você esta contribuindo no resgate desses animais para a restauração ecológica dos recifes de corais, ao mesmo tempo que apoia a economia costeira por meio do turismo sustentável.


Apoie o projeto abaixo: